Cinema em Juiz de Fora
Alessandra Brum
A Nouvelle Vague sob o ponto de vista do jornal O Metropolitano
Hiroshima, Mon Amour visto por Paulo Emílio Salles Gomes.
Alternativas de produção com baixo orçamento: o caso de O Invasor.
Da literatura ao filme: elementos de transcriação em O Invasor.
Luís Alberto Rocha Melo
Anotações sobre a gênese de um produtor.
Cine-Produções Fenelon, Cinédia S.A. e o cinema independente.
O cinema independente segundo o Jornal do Cinema.
A construção do filme marginal.
Estouro na praça: Alinor Azevedo, Alex Viany e a comédia musical carioca.
Sérgio Puccini
Roteiro de documentário: Da pré-produção à pós-produção: Este livro investiga o processo de roteirização do documentário entendido como modo de organização da produção e do discurso do filme. Se no filme de ficção a escrita do roteiro ocorre integralmente no período de preparação, anterior à pré-produção e à filmagem, no documentário essa escrita muitas vezes se estende por todo o processo de realização – trata-se de uma escrita aberta. Com base nessa constatação, Sérgio Puccini tece considerações sobre as três etapas de uma produção cinematográfica: pré-produção, filmagem e pós-produção, ressaltando o papel de cada uma na construção do documentário. Mostra ainda que a possibilidade de se trabalhar com um roteiro aberto faz com que funções técnicas, como direção de fotografia e edição, tenham maior participação criativa no filme, chegando, em alguns casos, a dividir os créditos de autoria.
Sobre as situações de filmagem no documentário.
Considerações sobre o cinema de documentário.